Prêmios Territórios

REGULAMENTO

Informamos que o cronograma dos itens 3.3, 3.4 e 3.5 (referentes, respectivamente, ao Processo de seleção, ao Anúncio dos selecionados e às Ações de premiação) da 7ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake foi modificado segundo a estrutura abaixo:

3.3 – Processo de seleção | mudou de agosto e setembro de 2023 para setembro e outubro de 2023;

3.4 – Anúncio dos selecionados | mudou de setembro de 2023 para outubro de 2023;

3.5 – Ações de premiação | mudou de outubro e novembro de 2023 para novembro de 2023 a março de 2024.

As inscrições já realizadas não sofreram nenhum tipo de prejuízo ou alteração e estarão submetidas ao novo cronograma.

O amor é um território em disputa. Grande parte das tentativas de definição desse termo nos levam a estabelecer sistemas de valores que não nos permitem lidar de modo efetivo com conflitos nos contextos individuais ou coletivos. Embora estejamos diante de uma questão complexa, é imprescindível, frente às urgências do nosso tempo, entendermos o amor como um princípio básico dos acordos coletivos e das transformações sociais. Para isso, relembramos o que nos ensinou a escritora e professora bell hooks*(1952-2021): amor é ação e ato político. Para hooks, a ética amorosa configura-se como um conjunto de princípios e modos de agir, construídos e valorizados por meio da convivência em comunidade, que têm o amor como base.

◉ 1. O que procuramos?

Partindo dessas reflexões e atento aos acontecimentos do tempo presente, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake busca, em sua sétima edição, ações pedagógicas de escolas públicas brasileiras que estejam articuladas com os seus territórios (agentes e espaços) na construção de uma ética amorosa, promovendo estratégias comprometidas com a igualdade de direitos e a diversidade cultural; que fortaleçam a partilha de saberes, as parcerias, as conexões culturais, o brincar, o compromisso ambiental; e que tenham entre seus fundamentos:

  • Acolhimento:
    Como a iniciativa criou ou reforçou estratégias de acolhimento para estudantes, professores(as) e/ou famílias.
    A iniciativa criou ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?

  • Escuta:
    Como a iniciativa pedagógica cria condições para que processos de escuta ocorram de forma qualificada? Pensando em um conceito de escuta sensível, ou seja, que interpreta as expressões, os gestos, as ações, as emoções, e também as palavras. Uma escuta que não ouve só o que é perceptível aos ouvidos, mas interpreta o corpo. (ações com participação ativa de coletivos da escola ou da comunidade, grêmios, processos de gestão democrática, clubes de protagonismo etc).
    Como foi construído o plano político pedagógico da escola e como são construídos os princípios curriculares e de avaliação?

  • Presença:
    Como a iniciativa pedagógica realiza ações e estratégias para manter e reforçar as conexões, os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território.

  • Cuidado:
    Como a iniciativa contribui para a promoção e garantia de direitos básicos, como saúde, liberdade, igualdade, educação, informação e alimentação adequada?
    Como a iniciativa protege a dignidade de todos os seres humanos, reconhecendo e respeitando marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, deficiências, entre outros?
    Como a iniciativa contribui para a criação de espaços de imaginação e para a ampliação das perspectivas de futuro de estudantes?

  • Coletividade:
    Como as estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas? De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos?
    Como a escola utiliza em seus métodos as diferentes linguagens integrando recursos tecnológicos e / ou materiais ?
    Como a estratégia pedagógica fortaleceu a capacidade transformadora de estudantes e comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?

Criado em 2016, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake baseia-se nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Em sua sétima edição, o Prêmio tem como referências fundamentais as reflexões de Muniz Sodré sobre o sensível na educação; os ensinamentos de bell hooks sobre a construção de uma ética amorosa; as pesquisas de Renato Noguera sobre a pedagogia da pluriversalidade; e as práticas e pensamentos de Cristine Takuá, sobre as escolas vivas e a educação indígena.

*Gloria Jean Watkins (EUA, 1952 — 2021) adotou o pseudônimo bell hooks em homenagem à sua avó. A grafia com iniciais minúsculas é um posicionamento político da autora: “o mais importante em meus livros é a substância e não quem sou eu”

◉ 2. Quem pode se inscrever?

A sétima edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Priorizamos o caráter coletivo da iniciativa, por isso, o(a) professor(a) representante da iniciativa pedagógica (é necessário indicar um(a) representante para facilitar o contato com a escola) deve, no momento da inscrição, apontar no mínimo mais dois correalizadores da ação.

Esses(as) correalizadores(as) podem ser representantes de outros segmentos da escola ou da comunidade, estudantes, professores(as), funcionários(as), famílias, gestores, moradores(as) do bairro, profissionais liberais ou de associações, instituições, empresas ou comércio do bairro etc.

O(a) representante da iniciativa deve estar ligado(a) à unidade de ensino na qual ele(a) tem atribuição de aula e deve estar em andamento no ano de 2023.

◉ 3. Como funciona?

3.1  – Lançamento do Prêmio | 25 de maio de 2023

3.2  Inscrições | De 25 de maio a 25 de setembro

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br.

Para preenchimento do formulário de inscrição, será necessário realizar o login através de uma conta do Gmail. Caso não possua, é possível abri-la gratuitamente através do link: Nova conta

Importante: algumas perguntas possuem limite de caracteres para as respostas. Pensando nisso, disponibilizamos o formulário na íntegra para melhor preparo do preenchimento. Para download do arquivo, clique aqui: Formulário em PDF

3.3 Processo de seleção | setembro a outubro de 2023

As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos princípios indicados acima.

O júri selecionará até 10 (dez) estratégias pedagógicas.

3.4 Anúncio dos selecionados |  outubro de 2023

As estratégias pedagógicas selecionadas pelo júri serão publicadas no site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br em setembro de 2023.

Os(as) responsáveis pelas inscrições também serão informados(as) por e-mail ou telefone.

3.5 Ações de premiação |  novembro de 2023 a março de 2024

Além de iluminar experiências significativas, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake também é marcado por seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo o(a) professor(a), os demais segmentos da escola e representantes da comunidade.

O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente.

As ações de premiação consistem em:

Para a escola:

● Doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar;**
● Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa. Veja os minidocumentários já produzidos no link: https://premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/escolas-premiadas;
● Uma bolsa de estudos para um curso de graduação que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;
● Apoio financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.***

** O envio dos livros será feito via Correios.

*** O valor deve ser depositado na conta da escola, não podendo ser depositado em contas de pessoas físicas, mesmo sendo de algum professor ou membro da gestão. É necessário que a escola apresente alguns documentos, informados posteriormente pela organização, para o recebimento do Prêmio.

Para o responsável pela inscrição:

● Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas;
● Uma bolsa para um curso livre da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2024, que poderá ser realizado on-line.

Para dois outros representantes indicados na inscrição:

● Uma bolsa para um curso livre da Escola Tomie Ohtake, durante o ano de 2024, que poderá ser realizado on-line.

3.6 Encontro de Territórios | março de 2024

O Encontro de Territórios marca o encerramento do Prêmio Territórios com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas selecionadas. Constitui-se também como um momento de compartilhamento das práticas junto a outras escolas do Brasil.

A data do Encontro de Territórios, bem como seu formato, será comunicada junto ao anúncio das estratégias pedagógicas selecionadas e respeitará as condições sanitárias em vigor.

◉ 4. Como o prêmio é viabilizado?

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, coordenada por seu Núcleo de Cultura e Participação, e conta com o patrocínio do Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

◉ 5. Informações gerais

5.1 Sobre a participação

É vedada a participação de funcionários(as), colaboradores(as) e mantenedores(as) do Instituto Tomie Ohtake, Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, bem como de seus respectivos parentes de até segundo grau e cônjuges de quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do Prêmio Territórios Tomie Ohtake.

5.2 Sobre o processo de seleção

As decisões do júri serão soberanas.

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake se reserva o direito de não dar devolutivas personalizadas para as escolas participantes em relação aos projetos inscritos, aprovados ou não.

Os resultados finais serão divulgados no site www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados

5.3 Sobre o uso de imagem

Os(as) participantes autorizam a utilização irrestrita, sem limite temporal ou espacial, sem nenhum ônus de direitos autorais, de sua imagem, voz e nome, registrados em gravação audiovisual, bem como sua reprodução, transformação e comunicação pública (na forma original ou transformada), por qualquer meio ou procedimento, fotos, vídeos, documentários, traduções, internet etc. para fins educacionais e de divulgação dos trabalhos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake, pelo Grupo GPS, pela Innova, pela Associação Cidade Escola Aprendiz e pelo Centro de Referência em Educação Integral.

O(a) encarregado da inscrição se responsabiliza pela ciência e concordância dos participantes da iniciativa na inscrição no Prêmio Territórios Tomie Ohtake.

Os(as) participantes se responsabilizam pelos direitos autorais relativos ao uso de expressões, textos, fragmentos de texto, entre outras reproduções e/ou utilizações indevidas das obras, mesmo que parcialmente, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual, assim como pelo eventual uso indevido da imagem (em sentido amplo) de pessoas.

5.4 Sobre a inscrição

As inscrições acontecerão exclusivamente pelo site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Não serão aceitos documentos enviados pelo correio ou por qualquer outro meio.

Cada escola poderá inscrever até 3 iniciativas pedagógicas.

O prêmio é voltado para escolas da rede pública brasileira. O prêmio não contempla projetos desenvolvidos em escolas particulares, ONGs ou outros segmentos da educação.

5.5 Sobre a premiação

Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a participar das Ações de Premiação conforme previsto no item 3.5 deste edital.

Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a mediar e colaborar com a equipe de vídeo para realização da documentação do projeto.

A verba em dinheiro destinada para as estratégias pedagógicas selecionadas deverá ser usada na escola inscrita. Não será possível retirar o dinheiro em espécie.

5.6 Sobre a comunicação

Dúvidas sobre o Prêmio Territórios Tomie Ohtake podem ser esclarecidas pelo e-mail premioterritorios@institutotomieohtake.org.br ou pelo Whatsapp: + 55 11 94913-3923

Os casos não previstos e/ou eventuais controvérsias da participação no Prêmio serão submetidos à equipe de coordenação do Prêmio Territórios Tomie Ohtake para avaliação, sendo as suas decisões soberanas e irrecorríveis.