Prêmios Territórios

APOIO PEDAGÓGICO

Caro(a) educador(a),
Aqui você pode saber mais sobre os conceitos de Educação Integral e Território Educativo, conhecer experiências inspiradoras realizadas por escolas e acessar materiais para desenvolver seu próprio projeto.


Os conteúdos selecionados foram concebidos pelos parceiros do Prêmio Territórios Tomie Ohtake: Associação Cidade Escola Aprendiz, Centro de Referências em Educação Integral, Fundação SM, Itaú Social, Instituto Rodrigo Mendes e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, além do próprio Instituto Tomie Ohtake.

◉ ENTENDA OS CONCEITOS

Consulte publicações e materiais e entenda o conceito de Educação Integral

Instituto Tomie Ohtake 

Baixe gratuitamente a publicação Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território.

Acesse a gravação das lives de lançamento da publicação e confira conversas com especialistas acerca das temáticas desse material: DEMOCRACIA, EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIO EDUCATIVO: Acesse a Live 01 | Acesse a Live 02 | Acesse a Live 03

Centro de Referência em Educação Integral 

O que é Educação Integral
Educação Integral nas Infâncias

Cidade Escola Aprendiz 

Experiências em diálogo com o Bairro Escola vol. 1
Territórios Educativos – Experiências em diálogo com o Bairro Escola vol. 1

Itaú Social
 

Percursos da Educação Integral

◉ CONHEÇA EXPERIÊNCIAS

Inspire-se em práticas baseadas nos princípios de uma Educação Integral e que buscam fortalecer o vínculo escola-território

◉ DESENVOLVA SEU PROJETO

Acesse materiais de suporte para a sistematização e desenvolvimento do seu projeto pedagógico.

Os materiais aqui dispostos fazem parte da metodologia aplicada no Laboratório Territórios, formação realizada pelo Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, como parte do Prêmio Territórios, oferecido para educadores e gestores de escolas públicas.

PUBLICAÇÃO

Iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com patrocínio da Estácio e da Uber, o Prêmio Territórios lança sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território, com o apoio da Fundação SM.


A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.
Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.
O download da publicação pode ser feito gratuitamente através do botão abaixo: