5º PRÊMIO TERRITÓRIOS

1. QUEM PODE SE INSCREVER? QUE TIPO DE AÇÃO PEDAGÓGICA PROCURAMOS?

O Prêmio Territórios terá, pela primeira vez, alcance nacional. Esta edição será dirigida às escolas públicas municipais e estaduais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

O Instituto Tomie Ohtake e seus parceiros, ao realizarem a 5ª edição do Prêmio Territórios, entendem que as escolas de todo o país vêm enfrentando enormes desafios em decorrência da pandemia da Covid-19, entre eles a continuidade de seus processos pedagógicos, a garantia de uma formação integral e a manutenção dos vínculos com seus estudantes e comunidades. Os desafios são acirrados pela profunda desigualdade social brasileira aliada às crises sanitária, política e econômica que afetam a maioria da população .

A 5ª edição do Prêmio Territórios irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas exitosas que foram e têm sido desenvolvidas pelas escolas desde a deflagração da pandemia, no início de 2020, e que buscaram responder a esses desafios, considerando as dificuldades e limitações envolvidas, de forma consistente e inovadora.

Sendo assim, o prêmio irá lançar ênfase aos processos, dinâmicas e resultados das iniciativas escolares que buscaram e/ou vêm buscando, desde o início de 2020, construir suas ações pedagógicas com base nos seguintes princípios norteadores:

A integração entre escola, família e território:
Durante a vigência do isolamento social, foi preciso manter os estudantes em algum contexto de aprendizagem e, ao mesmo tempo, apoiar as famílias em um momento tão desafiador em vários aspectos, não apenas no trabalho escolar.

Nesse sentido, quais foram as ações e estratégias encontradas para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes, considerando as necessidades desses diferentes grupos?

Exploração e uso de diferentes linguagens:
De que forma a iniciativa integrou os recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades que pudessem ser desenvolvidas em casa?

As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres dos alunos, das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das atividades remotas, potencializando seus processos de aprendizagem por meio da integração dos saberes?

Acolhimento – escuta, colaboração, trabalho intersetorial e rede de proteção social:
As ações pedagógicas contemplaram o acolhimento socioemocional de estudantes e professores?

Foram realizados trabalhos coletivos entre professores e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade?

Como se deu o contato ativo e engajado com os espaços físicos do entorno da escola (associações comunitárias, centros culturais, estabelecimentos, instituições públicas ou privadas, equipamentos de saúde e assistência social etc.) para a identificação de parceiros e construção coletiva dos processos de aprendizagem?

Acessibilidade e diversidade:
As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos em suas singularidades, potências e dificuldades?

Foram abordadas questões relativas ao direito à educação e à acessibilidade nas atividades pedagógicas planejadas para o período de ensino remoto, construindo práticas integradoras referentes às participações do corpo docente e de alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva, neuromotora, espectro autista e múltiplas), bem como interlocuções para debate e reconhecimento das identidades de gênero, sexualidade e vulnerabilidades sociais, fomentando diferentes formas de comunicação escrita, oral, interpessoal, não verbal e virtual?

Avaliação e currículo:
Como os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia?

Quais foram os efeitos gerados e desejados pela iniciativa nos participantes, nos processos educacionais escolares, no ambiente escolar e na comunidade, considerando o diálogo com os diversos sujeitos, saberes, culturas, territórios e manifestações, bem como com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e com os pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora?

Potencial multiplicador:
As estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?

O professor representante da iniciativa pedagógica deve, no momento da inscrição, apontar pelo menos mais dois correalizadores, representantes de outros segmentos da escola ou da comunidade (estudantes, professores, funcionários, famílias, gestores, moradores do bairro, profissionais liberais ou de associações, instituições, empresas ou comércio do bairro etc.), caracterizando, assim, a natureza coletiva da iniciativa.

O representante deve estar ligado à unidade de ensino na qual ele tem atribuição de aula e deve estar em andamento no ano de 2021.

2. COMO FUNCIONA?

Etapas e datas:

2.1 Lançamento do prêmio | 15 de abril de 2021

Será realizado por meio de uma live de lançamento no dia 15 de abril, além da divulgação na imprensa, redes sociais e canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros.

2.2 Inscrições | 15 de abril a 6 de agosto de 2021

As inscrições deverão ser realizadas pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br.
No momento da inscrição, o responsável deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição, que pode ser acessada aqui.

2.3 Processo de seleção | agosto e setembro de 2021

As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos princípios norteadores.

O júri selecionará até 10 (dez) estratégias pedagógicas.

2.4 Anúncio dos selecionados | setembro de 2021

As estratégias pedagógicas selecionadas pelo júri serão publicadas no site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br em setembro de 2021.
Os (as) responsáveis pelas inscrições também serão informados(as) por e-mail ou telefone.

2.5 Ações de premiação | outubro e novembro de 2021

Além de iluminar experiências significativas, o Prêmio Territórios também é marcado por seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo o(a) professor(a), os demais segmentos da escola e representantes da comunidade.

O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente.

As ações de premiação consistem em:

Para a escola:
• Doação às bibliotecas escolares de livros diversos oferecidos por editoras parceiras;*
• Apoio para a realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa;
• Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;**
• Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.***

* O envio dos livros será feito via Correios.
** As bolsas de estudos cedidas pela Estácio (www.estacio.br) como premiação não se aplicam aos cursos de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Gastronomia, Odontologia e Biomedicina. Será oferecida 1 bolsa de 100% por escola premiada — sendo presencial ou EAD — totalizando 10 bolsas de estudos. O curso deverá ser iniciado até o segundo semestre de 2022.
*** O valor deve ser depositado na conta da escola, não podendo ser depositado em contas de pessoas físicas, mesmo sendo de algum professor ou membro da gestão.

Para o responsável pela inscrição:
• Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reunirão os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas;
• Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos Instituto Tomie Ohtake ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2022, que poderá ser realizado on-line.

Para os dois outros representantes indicados na inscrição:
• Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos Instituto Tomie Ohtake Olhar ou da Escola Entrópica no Instituto Tomie Ohtake durante o ano de 2022, que poderá ser realizado on-line.

2.6 Encontro de Territórios | dezembro

O Encontro de Territórios marca o encerramento do Prêmio Territórios com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas selecionadas. Constitui-se também como um momento de compartilhamento das práticas junto a outras escolas do Brasil.

A data do Encontro de Territórios, bem como seu formato, será comunicada junto ao anúncio das estratégias pedagógicas selecionadas e respeitará as condições sanitárias em vigor.

3. COMO O PRÊMIO É VIABILIZADO?

O Prêmio Territórios é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, coordenada por seu Núcleo de Cultura e Participação, com patrocínio da Estácio e do Grupo GPS, em parceria com o Itaú Social, em parceria técnica com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Centro de Referências em Educação Integral e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

4. INFORMAÇÕES GERAIS

Sobre a participação
É vedada a participação de funcionários(as), colaboradores(as) e mantenedores(as) do Instituto Tomie Ohtake, da Estácio, do Grupo GPS e do Itaú Social, bem como de seus respectivos parentes de até segundo grau e cônjuges de quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do Prêmio Territórios.

Sobre o processo de seleção
As decisões do júri serão soberanas.

O Prêmio Territórios se reserva o direito de não dar devolutivas personalizadas para as escolas participantes em relação aos projetos inscritos, aprovados ou não.

Os resultados finais serão divulgados no site www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados.

Sobre o uso de imagem
Os(as) participantes autorizam a utilização irrestrita, sem limite temporal ou espacial, sem nenhum ônus de direitos autorais, de sua imagem, voz e nome, registrados em gravação audiovisual, bem como sua reprodução, transformação e comunicação pública (na forma original ou transformada), por qualquer meio ou procedimento, fotos, vídeos, documentários, traduções, internet etc. para fins educacionais e de divulgação dos trabalhos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake, pela Estácio, pelo Grupo GPS, pelo Itaú Social, pela Associação Cidade Escola Aprendiz e pelo Centro de Referência em Educação Integral.

O(a) encarregado da inscrição se responsabiliza pela ciência e concordância dos participantes da iniciativa na inscrição no Prêmio Territórios.

Os(as) participantes se responsabilizam pelos direitos autorais relativos ao uso de expressões, textos, fragmentos de texto, entre outras reproduções e/ou utilizações indevidas das obras, mesmo que parcialmente, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual, assim como pelo eventual uso indevido da imagem (em sentido amplo) de pessoas.

Sobre a inscrição
As inscrições acontecerão exclusivamente pelo site do Prêmio Territórios. Não serão aceitos documentos enviados pelo correio ou por qualquer outro meio.

Cada escola poderá inscrever somente uma iniciativa pedagógica.

O prêmio é voltado para escolas da rede pública brasileira. O prêmio não contempla projetos desenvolvidos em escolas particulares, ONGs ou outros segmentos da educação.

Sobre a premiação
Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a participar das Ações de Premiação conforme previsto no item 3.5 deste edital.

Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a colaborar com a equipe de vídeo para realização da documentação do projeto.

A verba em dinheiro destinada para as estratégias pedagógicas selecionadas deverá ser usada na escola inscrita. Não será possível retirar o dinheiro em espécie.

Sobre a comunicação
Dúvidas sobre o Prêmio Territórios podem ser esclarecidas pelo e-mail
premioterritorios@institutotomieohtake.org.br

Os casos não previstos e/ou eventuais controvérsias da participação no prêmio serão submetidos à equipe de coordenação do Prêmio Territórios para avaliação, sendo as suas decisões soberanas e irrecorríveis.