Prêmios Territórios

6º PRÊMIO
TERRITÓRIOS

INSCRIÇÕES
ABERTAS
DE 12 DE MAIO
A 03 AGOSTO
DE 2022

REGULAMENTO

◉ 1. Que tipo de ação pedagógica procuramos?

Para a realização da 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake, o Instituto Tomie Ohtake irá integrar a campanha #reviravoltadaescola , iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral. O intuito é mapear e discutir as aprendizagens vividas desde o início da pandemia, em 2020, para entendermos os caminhos possíveis para se recriar a escola necessária para o nosso tempo, buscando ações inovadoras que sejam articuladas com seus territórios de forma  consistente  e que tenham desdobramentos pós pandemia, a fim de fortalecer os princípios de uma educação integral.

Sendo assim, a 6ª edição do Prêmio Territórios Tomie Ohtake irá mapear, reconhecer e disseminar as experiências pedagógicas com base nos seguintes pilares:

  • Integração entre escola, família e território:

Foram realizadas ações e estratégias para manter e reforçar os vínculos e a parceria entre escola, família e estudantes? Como a escola se articula com seu território?

 

  • Reconhecimento e articulação dos saberes e culturas locais:

As estratégias pedagógicas alcançaram os diferentes perfis de estudantes, identificando também os saberes e fazeres das famílias e da comunidade para o desenvolvimento das ações pedagógicas?
De que forma a integração desses diferentes saberes foi utilizada como ferramenta para potencializar os processos educativos? 

 

  • Exploração e uso de diferentes linguagens:

A iniciativa integrou recursos tecnológicos e materiais disponíveis (vídeos, áudios, desenhos, canais como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google Classroom, uso de materiais impressos, encontros virtuais entre professores e familiares etc.) para a construção coletiva de atividades?

 

  • Acolhimento –  escuta  – participação:

A iniciativa criou ou reforçou estratégias de  acolhimento para estudantes e professores(as)?

Foram adotadas estratégias para realizar trabalhos coletivos entre professores(as) e gestão para a elaboração de atividades com base na escuta das famílias e da comunidade?

 

  • Práticas de equidade:

As estratégias pedagógicas criaram ambientes onde todos(as) participam dos processos de aprendizagem e são reconhecidos(as) em suas singularidades?

A escola constrói  práticas integradoras referentes às participações de pessoas  com deficiência, bem como interlocuções para debates e reconhecimentos sobre marcadores sociais tais como identidades de gênero, raça, sexualidade, entre outros?

 

  • Avaliação e currículo:

Os princípios da política curricular e de avaliação mostram os possíveis desdobramentos da iniciativa pós-pandemia para que possamos pensar uma escola para o nosso tempo?

Quais foram os efeitos gerados e desejados pela iniciativa nos(as) participantes, nos processos educacionais escolares, no ambiente escolar e na comunidade, considerando o diálogo com os diversos sujeitos, saberes, culturas, territórios e manifestações, bem como com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e com os pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora?

 

  • Potencial multiplicador:

Como as estratégias pedagógicas fortaleceram a capacidade transformadora dos estudantes e da comunidade de modo que possa ser replicada e/ou inspirar iniciativas em outras escolas?

◉ 2. Quem pode se inscrever?

A 6ª edição do Prêmio Territórios TOMIE OHTAKE é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA).

Priorizamos o caráter coletivo da iniciativa, por isso, o(a) professor(a) representante da iniciativa pedagógica (é necessário indicar um(a) representante para facilitar o contato com a escola) deve, no momento da inscrição, apontar no mínimo mais dois correalizadores da ação. 

Esses(as) correalizadores(as) podem ser representantes de outros segmentos da escola ou da comunidade, estudantes, professores(as), funcionários(as), famílias, gestores, moradores(as) do bairro, profissionais liberais ou de associações, instituições, empresas ou comércio do bairro etc.

O(a) representante da iniciativa deve estar ligado(a) à unidade de ensino na qual ele(a) tem atribuição de aula e deve estar em andamento no ano de 2022.

◉ 3. Como funciona?

3.1 Lançamento do Prêmio | 12  de maio de 2022

3.2 Inscrições | 12 de maio  a 3 de agosto de 2022

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br.

No momento da inscrição, o(a) responsável deverá fornecer todos os dados solicitados na ficha de inscrição, que pode ser acessada aqui.

3.3 Processo de seleção | agosto e setembro de 2022

As estratégias pedagógicas inscritas serão avaliadas por um júri composto por especialistas dos campos da cultura e da educação, de diferentes regiões do Brasil, incluindo representantes das instituições organizadoras do Prêmio, que irão avaliar os projetos recebidos à luz dos princípios indicados acima.

O júri selecionará até 10 (dez) estratégias pedagógicas.

3.4 Anúncio dos selecionados | setembro de 2022

As estratégias pedagógicas selecionadas pelo júri serão publicadas no site premioterritorios.institutotomieohtake.org.br em setembro de 2022.

Os(as) responsáveis pelas inscrições também serão informados(as) por e-mail ou telefone.

3.5 Ações de premiação | outubro e novembro de 2022

Além de iluminar experiências significativas, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake  também é marcado por seu caráter formativo, oferecendo vivências sensibilizadoras e interdisciplinares no campo da arte e da cultura, envolvendo o(a) professor(a), os demais segmentos da escola e representantes da comunidade.

O prêmio oferece, às dez estratégias pedagógicas selecionadas, modos de suporte, fortalecimento e aprofundamento de suas práticas e da formação de seus realizadores e membros. Dessa forma, a comunidade escolar e os coletivos participantes serão beneficiados direta ou indiretamente.

As ações de premiação consistem em:

 

Para a escola:

  • Doação de livros diversos oferecidos por editoras parceiras para compor o acervo escolar;*
  • Realização de um minidocumentário que apresentará uma parte dos processos e resultados da iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à iniciativa;
  • Uma bolsa de estudos para um curso de graduação oferecida pela Estácio, que poderá ser utilizada por um aluno ou professor;**
  • Apoio financeiro de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.***

* O envio dos livros será feito via Correios.

** As bolsas de estudos cedidas pela Estácio (www.estacio.br) como premiação não se aplicam aos cursos de graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Gastronomia, Odontologia e Biomedicina. Será oferecida 1 bolsa de 100% por escola premiada — sendo presencial ou EAD — totalizando 10 bolsas de estudos. O curso deverá ser iniciado até o segundo semestre de 2022.

*** O valor deve ser depositado na conta da escola, não podendo ser depositado em contas de pessoas físicas, mesmo sendo de algum professor ou membro da gestão. É necessário que a escola apresente alguns documentos, informados posteriormente pela organização, para o recebimento do Prêmio.

Para o responsável pela inscrição:

  • Participação nos Encontros de Conexão e Reflexão, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas;
  • Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake,  durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line.

Para dois outros representantes indicados na inscrição:

  • Uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake,  durante o ano de 2023, que poderá ser realizado on-line.

3.6 Encontro de Territórios | dezembro

O Encontro de Territórios marca o encerramento do Prêmio Territórios com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas selecionadas. Constitui-se também como um momento de compartilhamento das práticas junto a outras escolas do Brasil.

A data do Encontro de Territórios, bem como seu formato, será comunicada junto ao anúncio das estratégias pedagógicas selecionadas e respeitará as condições sanitárias em vigor.

◉ 4. Como o prêmio é viabilizado?

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake  é uma iniciativa idealizada pelo Instituto Tomie Ohtake, coordenada por seu Núcleo de Cultura e Participação, e conta com o patrocínio da Innova e do Grupo GPS, com a parceria da Kapitalo Investimentos, com a parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio do Itaú Social e da Estácio e é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

◉ 5. Informações gerais

Sobre a participação

É vedada a participação de funcionários(as), colaboradores(as) e mantenedores(as) do Instituto Tomie Ohtake, do Grupo GPS e da Innova, bem como de seus respectivos parentes de até segundo grau e cônjuges de quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do Prêmio Territórios Tomie Ohtake.

Sobre o processo de seleção

As decisões do júri serão soberanas.

O Prêmio Territórios Tomie Ohtake se reserva o direito de não dar devolutivas personalizadas para as escolas participantes em relação aos projetos inscritos, aprovados ou não.

Os resultados finais serão divulgados no site www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/resultados.

Sobre o uso de imagem

Os(as) participantes autorizam a utilização irrestrita, sem limite temporal ou espacial, sem nenhum ônus de direitos autorais, de sua imagem, voz e nome, registrados em gravação audiovisual, bem como sua reprodução, transformação e comunicação pública (na forma original ou transformada), por qualquer meio ou procedimento, fotos, vídeos, documentários, traduções, internet etc. para fins educacionais e de divulgação dos trabalhos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake, pelo Grupo GPS, pela Innova, pela Associação Cidade Escola Aprendiz e pelo Centro de Referência em Educação Integral.

O(a) encarregado da inscrição se responsabiliza pela ciência e concordância dos participantes da iniciativa na inscrição no Prêmio Territórios Tomie Ohtake.

Os(as) participantes se responsabilizam pelos direitos autorais relativos ao uso de expressões, textos, fragmentos de texto, entre outras reproduções e/ou utilizações indevidas das obras, mesmo que parcialmente, respondendo cível e criminalmente pelos ilícitos que vierem a cometer no âmbito da propriedade intelectual, assim como pelo eventual uso indevido da imagem (em sentido amplo) de pessoas.

Sobre a inscrição

As inscrições acontecerão exclusivamente pelo site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Não serão aceitos documentos enviados pelo correio ou por qualquer outro meio.

Cada escola poderá inscrever até 3 iniciativas pedagógicas.

O prêmio é voltado para escolas da rede pública brasileira. O prêmio não contempla projetos desenvolvidos em escolas particulares, ONGs ou outros segmentos da educação.

Sobre a premiação

Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a participar das Ações de Premiação conforme previsto no item 3.5 deste edital.

Os(as) responsáveis pelos projetos selecionados se comprometem a mediar e colaborar com a equipe de vídeo para realização da documentação do projeto.

A verba em dinheiro destinada para as estratégias pedagógicas selecionadas deverá ser usada na escola inscrita. Não será possível retirar o dinheiro em espécie.

Sobre a comunicação

Dúvidas sobre o Prêmio Territórios Tomie Ohtake podem ser esclarecidas pelo e-mail

premioterritorios@institutotomieohtake.org.br

ou pelo whatsapp: + 55 11 94913-3923

Os casos não previstos e/ou eventuais controvérsias da participação no Prêmio serão submetidos à equipe de coordenação do Prêmio Territórios Tomie Ohtake para avaliação, sendo as suas decisões soberanas e irrecorríveis.